quinta-feira, 21 de maio de 2009

Contos de blogue agora em livro


Pessoal, está chegando o dia do lançamento do Blablablogue - Crônicas & Confissões, antologia que reúne 21 autores de contos de blogues, quando estrearei em livro e ao lado de autores bem conhecidos e dos quais sou fã há muito tempo. Agradeço por todo o apoio, acompanhamento, críticas e elogios que recebi de vocês desde que inaugurei este blog, há pouco mais de um ano. Sem isso, não teria como chegar até aqui. Estou muito feliz, e adoraria compartilhar com vocês um pouco desse estado de espírito no dia do lançamento.
Apareçam! Vou adorar receber o abraço de cada um de vocês no sábado 30 de maio (vejam convite acima)

Para explicar melhor do que trata esse livro, nada melhor do que o texto do Nelson de Oliveira, o organizador da antologia.

A palavra é febre.

Quem pegou o início desse fenômeno de comunicação que em pouco tempo se tornou a blogosfera sentiu em primeira mão um tipo diferente de febre. A febre da liberdade digital. Da democratização da palavra escrita.

Essa febre, essa excitação, essa compulsão é tão contagiante que, uma década depois, o número de blogues no ciberespaço tem crescido de forma exponencial. Atualmente existem perto de 140 milhões de blogues e cerca de 120 mil são criados diariamente (1,4 por segundo).

A maioria das pessoas utiliza os blogues como um diário pessoal, porém eles podem veicular qualquer tipo de conteúdo e ser usados para os mais diversos fins: artísticos, jornalísticos, científicos, políticos, religiosos, corporativos, comerciais etc. A blogosfera ampliou o mundo natural, social e mental.

Como eu disse, a palavra é febre. Muitos a amam, muitos a odeiam. É verdade: tem gente que passa várias horas diárias cultivando seu espaço virtual. Mas tem gente que detesta a cultura blogueira.

Além da possibilidade de interação quase instantânea com os visitantes, a grande diferença entre os blogues e a mídia tradicional, impressa, é a velocidade. Um artigo que levaria horas, dias ou semanas para ser publicado numa revista de papel pode estar disponível em poucos segundos para a leitura num blogue.

O critério usado na seleção dos blogueiros cujos posts compõem este livro foi o mais subjetivo possível: meu gosto pessoal. Por ser escritor, eu preferi ceder a essa inclinação e ficar na deliciosa esfera da crônica e da confissão literária.

Os vinte e um blogueiros convidados para participar desta antologia são todos escritores: onze veteranos de prestígio reconhecido, com livros já publicados, e dez bons estreantes a caminho do reconhecimento. A cada um deles eu pedi que selecionasse os melhores posts publicados nos respectivos blogues.

O resultado: dezenas de crônicas e confissões de escritores deliciosamente febris.

Nelson de Oliveira

Nelson de Oliveira nasceu em 1966, em Guaíra (SP). É professor universitário, editor e autor dos livros Ódio sustenido (Língua Geral, 2007), Algum lugar em parte alguma (Record, 2006), A maldição do macho (Record, 2002) e Subsolo infinito (Companhia das Letras, 2000), entre outros. Dos prêmios que recebeu destacam-se o Casa de las Américas, o da Fundação Cultural da Bahia, duas vezes o da APCA e o da Fundação Biblioteca Nacional. Atualmente coordena, em diversas instituições, oficinas de criação literária para autores em início de carreira.


8 comentários:

Rafael Cury disse...

Pôxa, Laura, se eu não tiver que trabalhar vou lá nesse lançamento.

Achados&Perdidos disse...

Oi, Laura.
Um "gatinho" me contou que o livro já saiu, fresquinho e quentinho, da gráfica. As sua páginas ficaram ótimas.
Eu sinto saudades da tainha recheada com as ovas de peixe que a minha mãe fazia com muito carinho. Quando penso, sinto o cheiro do assado.
Beijinhos,
Tereza

Vladimir Golombek disse...

como dizia o antigo estradeiro: vou... se Deus quiser

Claudia disse...

Laurinha, parabéns. Você merece.
Estarei lá, na fila de autógrafos.

Um beijão.

Prensada disse...

Eu vou !

Petê Rissatti disse...

Laurinha,

Eu não estarei aí em corpo, mas em letra e página. Arrasemos, então.

Beijos

Vladimir Golombek disse...

tenho de trabalhar mas madruguei para poder vir, parece que a fera do blogos materializar-se-á em carne e osso

Deise disse...

Meus Parabéns Laura, sejoguequeodiaéseu, bjão.