sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Contagem progressiva



Desde criança, fico melancólica nos dezembros e nem sei explicar bem por que, mistura de sentimentos. A cidade enfeitada de luzes, vermelho, verde e dourado encanta, mas o ritmo que ela ganha me assusta. É uma agitação sem propósito, todos correndo rumo a um final e um recomeço carregado de esperança. E começa uma contagem regressiva angustiada. Ou será progressiva?


Amigos que não se vêem há tempos exigem um encontro “antes que o ano se acabe”. Almoços, jantares, drinques. Como zumbis seguindo uma sina, as pessoas saem às ruas aumentando o tráfego, brigando por vagas, por taxis, metrô e ônibus lotados, comércio apinhado, gente se digladiando por produtos ou a atenção dos vendedores exaustos. Listas enormes de presentes e lembrancinhas. É preciso suar em bicas para encontrar as melhores ofertas, não pode faltar para ninguém. Todo ano é igual: saldo estourado, corpo massacrado. Tantas confraternizações aumentam o estresse, mas o que importa é celebrar. Mas celebrar o que mesmo?


É adrenalina demais até que o ano recomece do um. E então, vem a delicia: todo janeiro é um mês morno, sossegado. Na medida para se procurar aqueles de quem se gosta de verdade, e marcar um encontro gostoso, com direito a muita troca, poder se ouvir, se escutar, todos mais disponíveis e doidos para estrear modelos e acessórios ganhos no Natal, contar as novidades.


Por isso que há algum tempo quando me convidam para encontrinhos de final de ano solto sempre um “a gente se vê em janeiro, quando tudo se acalmar”. E funciona, posso garantir. Viro um motivo a menos de estresse natalino, e mantenho os amigos que conquistei e faço questão de manter.


Há algum tempo aprendi a “limpar o terreno”. Me afasto dos tristes por opção, no eterno papel de vitimas (e que teimam em manter a nuvenzinha de estimação) para poder me dedicar e cuidar das amizades verdadeiras, como se fossem plantas delicadas. Uma simples questão de escolha. A frase abaixo diz tudo:

"Hay personas que transforman el sol en una simple mancha amarilla. Pero hay también quienes hacen de una simple mancha amarilla el proprio sol." (Pablo Picasso)

Desejo a todos os que acompanham este blogue, um 2011 muito amarelo!

8 comentários:

Gaby Almeida disse...

Eu tb tento evitar essas correrias de final de ano, sei lá, acho meio falso passar o ano sem ver as pessoas e só pq é natal ter que ver, presentear e tal... pra mim não existe data pra ver, conversar e presentear as pessoas queridas, tenho elas comigo o ano todo.

Um 2011 colorido pra vc...

Novaes disse...

Laura, amiga digital de visitas blogueiras, que seu 2011 seja vibrante colorido como um quadro de Van Gogh,
suave e sensível como um quadro de Monet, ousado e pulsante como um quadro de Picasso, doce e gentil como vc mesma! Beijos.

Novaes disse...

Uma frase que adoro e te dou como presente de fim de ano:
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso
fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a
fazer o pouco que posso" Edward Everett Hale
Bjs.

Anônimo disse...

Laura, concordo integralmente, e te desejo um GRANDE 2011.

Obrigado por me incluir em seus marcadores. Gostei muito, viu?

VOTOS DE PAZ!

Um beijo

José Santana Filho/₢rônicas e Reflexões

Anônimo disse...

O que chamei de 'marcadores' na verdade são os BLOGS que você acompanha. Tóimmm!!!!!!

Beijo

santana

Prensada disse...

Beleza de post, Laurinha !
Tudo de bom prá vc:
casa nova, livros novos,
tudo novo !

Afastar os "amargurados profissinais" é a meta.

Que venha o Sol da criação.

Laila Guilherme disse...

Laurinha, desejo a você um 2011 arco-íris!
Como em nenhum outro ano, consegui participar de um grande número de pequenos encontros - entre um trabalho e outro - e valeu.
Quanto a você, espero que nos vejamos ainda este ano - hehe!

beijão!

Rosa M Martinelli disse...

Que bonito texto Laura! Tuas linhas batem em mim como algo tão conhecido...Te desejo um grande 2011, com sucesso em todo teu caminho...Sempre! Beijos querida!